sexta-feira, 27 de julho de 2018

Futebol e Padres sementes de populismo...




Ensaio sobre o populismo
Ele aí está, outra vez, eufórico e exibicionista, mostrando o imediatismo, o superficial, a fachada e o folclore como imagem de marca. Não importa os gastos, não importa saber que há carências várias a necessitar de apoios, ele quer entrar pelos olhos do povo néscio e crédulo que tudo aplaude, tantas vezes sem saber o porquê. Um povo ignorante é o trampolim do político populista!
Tem palcos privilegiados. Tem cenários onde pontifica e procura embriagar os incautos.
Dois são os mais vulgares neste país à beira mar plantado: Futebol e Clero...
Cultuar os clubes mais representativos, colocá-los num pedestal a roçar o hierático, o sacro, o transcendente. Dar dinheiros públicos, seja da forma fraudulenta ou não, é o que dá votos e gera santidades de sabor populista.
E dar ao clero tudo o que ele anseia: protagonismo mediático, dinheiros para obras faraónicas, para festas majestosas de cariz feudal. E criam-se mecanismos geradores de dinheiros fáceis para alimentar alguns midas que surgem do nada.
Há empreiteiros-midas criados artificialmente por políticos populistas. Há padres-midas que se passeiam em carros de luxo e têm propriedades em locais estratégicos, tudo graças a generosidades políticas e amiguismos conducentes a alianças espúrias. Há padres com negócios chorudos ( tudo serve para enriquecer: roupas doadas, gestão de instituições, frutos de caridade desviados...) e até criam empresas prósperas... outros limitam-se a ostentar!!!
« Faço de ti um midas e tu farás de mim um eterno vencedor de eleições »!!! - Esta é a carttilha por que se regem alguns fazedores de midas...
Padres comissários políticos e empresários da bola enfeudados ao poder dominante (que mudam oportunisticamente quando o poder também muda...) é o que há mais por aí...

J Leite de Sá

segunda-feira, 16 de julho de 2018

França & Croácia emoções fortes...

A França venceu a final do mundial de Futebol 2018 (4 vs 2) mas a Croácia através da presidente da república, deu uma imagem de desportivismo e de sã alegria. Parabéns aos finalistas e ao público que emoldurou os estádios e deu exemplos de salutar convivência. Não se vislumbraran distúrbios patológicos nem surgiram os tão temidos ataques terroristas. A segurança foi eficaz e tudo correu bem.  Honra aos vencedores e aos vencidos.

sábado, 7 de julho de 2018

O moderno ascensor social...



Na câmara não se falava de outra coisa. O presidente, já entradote, admitira uma nova funcionária. Não tinha grandes  capacidades em termos académicos. Mas, em contrapartida, possuia um "par" de argumentos genuinos e bem torneados que davam nas vistas. O presidente, já velho e destituído de encantos, tinha uma virtude: a virilidade financeira!
Ela, com olhar felino,  viu isso  logo ao primeiro relance. Assim, cada vez que ele se aproximava para pedir umas fotocópias, desapertava uns botões para realçar o decote e fazer sucesso. E o sucesso foi tal que partilhou alguns fins de semana em hotéis de luxo  a pretexto de trabalho "externo" na autarquia.
A coisa deu para o torto quando ela se apropriou de uma verbas de forma ilícita. Ele protegeu-a a arranjou-lhe lugar n outra câmara da mesma cor política em que a presidente era do sexo feminino, para não lhe roubar a "truta"...
E assim vai este país com peneiras sem rede a ganharem fortunas e a petiscarem aqui e ali à custa da ingenuidade do Zé Votante...

NOTA: Este filme pode ser visto em algum cinema perto de si... Basta estar atento aos sinais...

RARIDADES...



Foi uma sorte ter caido nas mãos de um adepto do Chelsea!
A lagosta azul salvou-se e não foi para o restaurante saciar o apetite de algum apreciador...
Deus, ao fazer a diversidade, criou algumas raridades que são mais valiosas. Tal como o diamante, que por ser raro é muito valioso, também esta lagosta não foi comida pela sua extrema beleza.
Será que Deus é infinitamente justo? Às vezes tenho dúvidas,..
VER AQUI