terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Rui Rio quer apoiar Costa?




A Dra Manuela Ferreira Leite numa expressão muito sui generis, diz que o PSD deve "vender a alma ao diabo"  isto é, apoiar o PS se com isso conseguir afastar o BE e o PCP da esfera do poder.

Enfim, não tenho preconceitos ideológicos de fundo. Já vi em Itália uma aliança entre a Democracia Cristã e o Partido Comunista ( liderado por Enrico Berlinguer, um conhecido eurocomunista, fora da alçada moscovita...) e funcionou. Tudo depende dos agentes envolvidos e da autenticidade dos protagonistas.  Ideologismos exacerbados são perniciosos e atentam contra os pragmatismos.

Rui Rio está aberto a tudo. Em princípio quererá vencer por maioria absoluta, como é natural. Depois está disponível para alianças, sejam elas quais forem.

Ora, dentro desta idiossincrasia,  surge a Dra Ferreira Leite a usar a expressão "diabo", com certa graça e a propósito, recebendo críticas ferozes, contudo, na minha modesta opinião, sem fundamento. ela está em linha com o pensamento e a prática de qualquer político pragmático e experiente. Nunca digas que desta água não beberei, foi o que quis dizer Rui Rio na sua e é o que ela quer dizer, na dela...

Classificar de "diabo", o principal adversário partidário, não significa que não possa existir, num contexto específico __o interesse nacional deve sobrepor-se aos egoísmos corporativos e partidários, sempre, já dizia Sá Carneiro: «acima da social democracia está a democracia...»__daí que,  o discurso da Dra Ferreira Leite tenha razoabilidade, tudo depende dos resultados eleitorais e das circunstâncias políticas e economicofinanceiras do momento.

j Leite de Sá

Sem comentários:

Enviar um comentário