sexta-feira, 27 de julho de 2018

Futebol e Padres sementes de populismo...




Ensaio sobre o populismo
Ele aí está, outra vez, eufórico e exibicionista, mostrando o imediatismo, o superficial, a fachada e o folclore como imagem de marca. Não importa os gastos, não importa saber que há carências várias a necessitar de apoios, ele quer entrar pelos olhos do povo néscio e crédulo que tudo aplaude, tantas vezes sem saber o porquê. Um povo ignorante é o trampolim do político populista!
Tem palcos privilegiados. Tem cenários onde pontifica e procura embriagar os incautos.
Dois são os mais vulgares neste país à beira mar plantado: Futebol e Clero...
Cultuar os clubes mais representativos, colocá-los num pedestal a roçar o hierático, o sacro, o transcendente. Dar dinheiros públicos, seja da forma fraudulenta ou não, é o que dá votos e gera santidades de sabor populista.
E dar ao clero tudo o que ele anseia: protagonismo mediático, dinheiros para obras faraónicas, para festas majestosas de cariz feudal. E criam-se mecanismos geradores de dinheiros fáceis para alimentar alguns midas que surgem do nada.
Há empreiteiros-midas criados artificialmente por políticos populistas. Há padres-midas que se passeiam em carros de luxo e têm propriedades em locais estratégicos, tudo graças a generosidades políticas e amiguismos conducentes a alianças espúrias. Há padres com negócios chorudos ( tudo serve para enriquecer: roupas doadas, gestão de instituições, frutos de caridade desviados...) e até criam empresas prósperas... outros limitam-se a ostentar!!!
« Faço de ti um midas e tu farás de mim um eterno vencedor de eleições »!!! - Esta é a carttilha por que se regem alguns fazedores de midas...
Padres comissários políticos e empresários da bola enfeudados ao poder dominante (que mudam oportunisticamente quando o poder também muda...) é o que há mais por aí...

J Leite de Sá

Sem comentários:

Enviar um comentário