quinta-feira, 18 de julho de 2019

Carta de um vira-lata ao nervos de aço...


Dr Rui Rio, sendo eu  um sem-abrigo partidário estou sempre receptivo a votar em quem me parecer o mal-menor. sinceramente estive a ler o seu livro "Nervos de Aço" e fiquei com uma certa queda para votar em si. Sei do seu percurso na JC em que foi líder na faculdade de economia do Porto e vi a forma como desalojou o Dr Fernando Gomes apesar de ele ter o apoio dos super-dragões, Assisti aquele episódio miserável em que estive incondicionalmente ao seu lado  aquamdo da "visita" de Madureira e seus capangas na noite da vitória junto da sua residência. O terrorismo larvar no seu esplendor...A cobardia do rebanho, da cáfila...procurando a intimidação.
Não gosto de políticos que se estribam nas forças ocultas do futebol (e suas  claques acéfalas e marionetadas para os fins mais obscuros) e admiro a sua postura sobre a transparência e lisura de processos.
Contudo, e há sempre uns "contudos" que são limalhas na engrenagem, o seu posicionamento em relação a esta campanha eleitoral deixa-me perplexo.
A colocação em lugar de destaque (ainda aceitaria num lugar subalterno) do candidato numero um pelo círculo da Guarda, que proferiu aquela enormidade sobre os idosos (e sou um deles) dizendo que eram a peste grisalha. Enfim, isto vai afectar todos os candidatos e em todas as regiões do país...

Agora vem dizer que quer mudar o nome ao ministério da Saúde. Para Ministério da Promoção da Saúde!!!
Como é  possível um economista sensato, clarividente, prudente, como é o senhor, fazer uma trapalhada destas? Irão para o lixo toneladas de papéis e gastar-se-ão milhões para renovar toda uma parafernália de acervo documental para se afinar com a nova designação. 

Conheço uma pessoa ligada ao pode local que era capaz de dizer de si: «lá vai ele pagar a campanha eleitoral (despesas de tipografia) com esta gigantesca operação cosmética! »

Sim, se quer mudar a imagem da saúde__ e é importante mudar__ diga já onde quer fazê-lo e em que moldes__ não precisa de mudar o nome ao ministério só para dizer que vai mudar a praxis!

É óbvio que pensarão outros que poderá acontecer algo similar na Defesa, no  Trabalho, na Cultura, no Mar, na Agricultura... 

Sejamos francos. Não é a simples mudança de nome (com as toneladas de encargos inerentes) que vai mudar a fisionomia da saúde!
Eu, um simples vira.latas,   um sem abrigo.partidário, sem ambições políticas __ a minha única ambição é combater as criminalidades e as corrupções que vão grassando aqui e ali sob o olhar complacente dos tenentes do poder__  espero ainda que faça uma inflexão na sua postura e eu possa dizer:«Aqui está um tipo com tomates de aço! Merece o meu voto!»

J. Leite de Sá
(missionário da cidadania)

Sem comentários:

Enviar um comentário